Diário de Campo
THALITA RODRIGUES
DIÁRIO DE CAMPO
Santos
2014
THALITA RODRIGUES
DIÁRIO DE CAMPO
Trabalho apresentado a Universidade Federal de São Paulo para avaliação na disciplina de Saúde como Processo: Contexto, Concepção e Práticas I (TS) ministrado pela Profª. Drª. Silvia Tagé
Santos
2014
Diário de Campo
Este diário de campo cumpre uma exigência da disciplina de Saúde como Processo: Contexto, Concepções e Práticas I (TS), ministrado pela Prof.ª Dra. Silvia Tagé.
A visita foi realizada no dia 06 de maio de 2014, no período vespertino ao centro de Santos e teve como ponto de partida a Praça Visconde de Mauá. Lá chegando, fui com outros colegas, encaminhada pela professora doutora Silvia para o bonde que faz o trajeto pelas ruas centrais, que se localiza grande parte do acervo histórico da cidade.
O bonde mantém suas características originais. Usa o sistema de cabos elétricos, possui motorneiro e condutor. Há um terceiro funcionário que vai narrando em um microfone os locais históricos por onde passa, tais como ruas, igrejas, restaurantes, praças, teatros, prédios públicos (prefeitura e câmara municipal) e construções.
O trajeto tem característica nostálgica e o narrador relata os fatos históricos e locais com uma impressionante empolgação, inclusive, dispõe seu e-mail para qualquer esclarecimento que o usuário do serviço necessitar ou desejar.
Enquanto percorríamos a viajem com caráter nostálgico, e ouvindo os trilhos com seu barulho peculiar das rodas de ferro, pensava sobre como seria a cidade de Santos nos tempos em que ele era o meio de transporte popular existente.
A Santos antiga estava ali sendo apresentada pelo narrador, enquanto os outros colegas faziam anotações e fotografavam os pontos históricos. Passei a observar então, como é o centro nos dias atuais.
O centro de hoje é uma cidade dinâmica e muito