Diálogo inter - religioso
LÚCY ROCHA
SUMÁRIO
Introdução 02
Capítulo I - Diálogo Inter-Religioso e Ecumenismo 02 Capítulo II - O Concílio Vaticano II 04 Capítulo III - Tipos de Ecumenismo 05 Capítulo IV - Raízes e Desenvolvimento do Ecumenismo 06 Capítulo V - Guia Para Diálogo Católico-Judaico no Brasil 08 Capítulo VI - Em Busca da Fé Ecumênica 32 Conclusão 38 Bibliografia.........................................................................................................39
INTRODUÇÃO
Chamamos ecumenismo o movimento ou tendência de unidade ou cooperação mundial entre os cristãos. O termo, de origem recente, enfatiza o que se vê como a universalidade das igrejas cristãs. A palavra ecumenismo deriva-se das palavras gregas oikoumene (“o mundo habitado”) e oikos (“casa”) e pode remontar aos mandamentos, promessas e orações de Jesus.
É a aproximação, cooperação e a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes Igrejas Cristãs: os católicos, os ortodoxos e os habitualmente chamados protestantes, crentes, evangélicos (é bom ver como cada um gosta de ser chamado, para não deixar o irmão aborrecido à toa).
Difere do diálogo inter-religioso, que é o contato e o relacionamento respeitoso com grupos religiosos não-cristãos (religiões de origem africana e indígena, religiões orientais, judaísmo, islamismo, espiritismo etc.).
Capítulo I
ECUMENISMO E DIÁLOGO RELIGIOSO
Ecumenismo
A necessidade de união das igrejas cristãs na luta pelos princípios comuns de paz, caridade e fraternidade constitui o fundamento do ecumenismo.
Ecumenismo, segundo o decreto Unitatis redintegratio, aprovado pelo papa Paulo VI, é o conjunto de atividades e iniciativas para favorecer a unidade dos cristãos. Seus princípios básicos são a eliminação de palavras, juízos e ações que apresentem uma visão distorcida dos cristãos não-católicos; e o diálogo permanente com as