Diálogo Inter-religioso
10ºE
Diálogo é uma conversação entre duas ou mais pessoas de modo a atingir um ponto em comum. Na Religião o diálogo permite encontrar ou tentar encontrar a Paz. Logo o diálogo inter-religioso é a favor da Paz entre os fiéis de religiões e tradições diferentes, sendo esta Paz um dos objetivos em comum de muitas religiões.
O diálogo inter-religioso é um dos principais desafios para a Humanidade já que a paz entre as religiões é fundamental para a paz no mundo. E é por isso que constitui no século XXI um dos principais desafios para a Humanidade.
Um dos principais objetivos do diálogo inter-religioso é afirmar que a violência religiosa não faz parte da religião mas é apenas um desvio da relação do Homem com a divindade em questão, e essa relação não é violenta. Igualmente importante para o diálogo inter-religioso é a convocação de todos a favor da Paz e a retoma do verdadeiro sentimento religioso que é capaz de inspirar valores contra a violência.
Uma das figuras mais marcantes na prática do diálogo inter-religioso foi o Papa João Paulo II, cujo pontificado durou 27 anos, de 1978 a 2005. Foi o primeiro papa a visitar um campo de concentração e uma sinagoga e uma mesquita.
De modo a continuar este caminho para a Paz, o Papa Francisco irá fazer uma visita à Jordânia, Palestina e Israel. Com esta visita o Papa irá reunir-se com os reis da Jordânia, o presidente do Estado da Palestina, o patriarca de Constantinopla, os dois grão-rabinos de Israel, o presidente de Israel, Shimon Peres, e o primeiro-ministro israelita Benyamin Netanyahu.
Ao visitar estas pessoas tão importantes para a política e para a união daquela região (Israel, Palestina e Jordânia) o Papa levará uma mensagem de esperança e de fé aos habitantes desses locais pois pregará a Paz. Dado que uma das principais razões para o conflito israelo-palestinano é a diferença de religiões e a crença por parte de uma fração significativa da comunidade judaica que Israel é a terra prometida por Deus