a evolução da ciência na psicologia
Com a ajuda do bock podemos compreender um pouco mais sobre a historia da psicologia e a evolução da Ciência psicológica, vemos no livro Bock , que por trás de qualquer produção humana existe uma teoria cientifica e uma contribuição de homens que ao longo dos tempos fizeram descobertas, inventaram técnicas, e tiveram idéias ou seja por trás de qualquer produção material tem uma historia. Compreender algo que compõem o mundo é recuperar a sua historia, no caso da psicologia sua historia começa entre os gregos por volta de dois milênios antes da era cristã. A historia da construção esta ligada em cada momento histórico, a exigência de conhecimento humanidade , as demais áreas do conhecimento humano e os novo desafios colocado pela realidade econômica e social e pela necessidade de conhecer a si mesmo.
A historia do pensamento tem um momento áureo na antiguidade entre os gregos no período de 700 a.c até a dominação romana. Os gregos foram os povos mais evoluídos da época com uma produção bem planejada e bem-sucedida permitiu a construção da primeira cidade-estado (Polis), também conquistaram mais territórios como (Mediterrâneos Ásia menor chegando até quase a China), com isso eles geravam cada vez mais riqueza.
Com tanto avanço permitiu que os cidadãos pudessem ocupar-se com as coisas do espírito, Platão e autores dedicaram-se a compreender esse espírito empreendedor do conquistador grego, ou seja, a filosofia começo a sondar entorno dos homens e da sua interioridade.
Entre os filósofos que surgem a primeira tentativa sistematizar uma psicologia “O temor Psicologia vem do grego Psyché que significa alma, e de logo que significa razão” portanto Psicologia significa estudo da Alma. Os Filósofos pré Sócrates procuravam definir a relação do homem com o mundo entre a percepção , havia uma posição entre os Idealistas e os materialistas.
A psicologia antiga ganha consistência com Sócrates (469-399 a.c) sua principal