A Exclusividade de Cristo e o Diálogo Inter-Religioso
INTER-RELIGIOSO
Em atendimento à exigência curricular, apresentamos nossas respostas:
Que é reconciliação cósmica? Reconciliação cósmica, verificada no arrazoado do Professor Júlio Paulo Tavares Zabatiero, assaz interessante, aponta a Igreja como protótipo da nova criação enumerando três momentos distintos a serem observados, são eles: (a) afirmação do senhorio de Cristo sobre os poderes; (b) a negação das pretensões dos poderes do imperialismo; e, (c) discernimento constante da manifestação da força da cruz diante dos poderes que determinam a história.
Como Cristo domina os principados e potestades? O domínio de Cristo é verificado pelo auto despojamento, ou seja, subordinação ao soberano agir reconciliador de Jesus Cristo, exaltado a essa condição pelo Pai mediante a sua ressurreição. Um senhorio que não conquista, mas reconcilia; não gera uniformidade, mas unidade, sem estratégia, mas com relacionamento. Um senhorio cujo poder é exercido pelo Deus que faz a paz mediante a morte do seu próprio Filho, e não a dos seus inimigos.
Quais são as características da paz de Deus em Cristo? São características indeléveis, onde o norte a ser perseguido, aponta para uma direção contrária a utilizada pela humanidade capitalista. Atitudes reconciliadoras, indicando e promovendo unidade, jamais se utiliza de estratégias, mas de um profundo amor, que culmina num harmonioso relacionamento.
ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
E
FACULDADE TEOLÓGICA UNIDA
JOEL BENTO DA SILVA
A EXCLUSIVIDADE DE CRISTO E O DIÁLOGO
INTER-RELIGIOSO
Trabalho apresentado na disciplina de Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso Orientador: Francisco de Assis.
VITÓRIA
2011