Divisão celular
A divisão celular é dividida em duas etapas, onde em uma delas uma célula-mãe se divide em duas células-filhas, chamada de mitose ou em quatro células-filhas, chamada de meiose.
As principais diferenças entre a mitose e a meiose são: a mitose se origina de duas células geneticamente iguais, enquanto que a meiose resulta quatro células geneticamente diferentes; na mitose não há redução no número de cromossomos, enquanto que na meiose há; a mitose ocorre em células germinativas e a mitose ocorre em células somáticas; uma célula produzida por mitose pode sofrer uma nova mitose, mas uma célula produzida por meiose não pode sofrer nova meiose.
A mitose em células eucarióticas permite que a distribuição dos cromossomos e das organelas citoplasmáticas da célula-mãe seja igual entre as duas células-filhas. Esse processo é responsável pela multiplicação dos indivíduos unicelulares e pelo crescimento dos pluricelulares. A mitose divide-se em quatro etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Prófase – nessa fase os cromossomos atingem seu grau máximo de condensação e se colocam no equador do fuso. Existem dois tipos de fibras no fuso: as contínuas que vão de centríolo a centríolo, e as cromossômicas que vão de centríolo a centrômero.
Metáfase – há formação da placa equatorial, onde os cromossomos se dispõem na posição mediana da célula, assim possibilitando a distribuição equitativa de informação genética. Os cromossomos estão bem individualizados e fortemente condensados. As