Roteiros para um portifólio
Orientações para a produção de portfólio
Um portfólio é uma compilação dos trabalhos realizados pelo estudante, durante a fase inicial da disciplina (primeiro bimestre). Inclui textos lidos, registros, anotações e questionamentos feitos a partir das aulas e/ou da leitura dos textos. Apresenta, principalmente, uma autorreflexão sobre o percurso do estudante na disciplina e sobre seu processo de aprendizagem, enfatizando as mudanças ou a reafirmação de suas concepções em torno da linguagem, da língua portuguesa, da leitura, da oralidade e da escrita.
Esse instrumento permite ao estudante não só organizar e expor seus conhecimentos, mas também desenvolver sua competência linguística no que concerne à produção textual. Possibilita, ainda, aprimorar sua capacidade de observação e de avaliação de seu próprio desempenho.
Para o professor, o portfólio torna possível, por um lado, o acompanhamento do processo de ensino/aprendizagem e, por outro, a repercussão da disciplina ministrada para o grupo. A avaliação, desse modo, torna-se mais eficaz e mais dinâmica, contemplando, também, o ponto de vista do aluno.
Roteiro
Providenciar um arquivo que reúna, a cada aula, em ordem e datados os seguintes materiais: 1) Apresentação do portfólio (direcionada ao leitor, explicando a organização e justificando seu portfólio); 2) Documentos entregues em sala (programação, textos etc.); 3) Atividades desenvolvidas (individuais e/ou em grupo); 4) Pesquisas realizadas sobre temas relacionados às aulas (na internet, em livros, revistas etc.); 5) Comentários críticos sobre cada aula e sobre seu desempenho: o que aprendeu (ou não), os motivos e a importância dessa aprendizagem (ou