Métodos contraceptivos
Os métodos contraceptivos é um tema de grande importância para o conhecimento e uso correto do mesmo para mulheres antes de iniciar e durante toda a sua vida sexual. Sendo uma das principais preocupações nos adolescentes uma vez que a idade para início das relações sexuais está diminuindo cada vez mais, em mulheres em idade fértil, pois vai prevenir uma gestação não planejada e em geral prevenindo contra as doenças sexualmente transmissíveis.
O objetivo dessa temática é transmitir informação referente aos tipos, uso, vantagens e desvantagens, entre outros, e tirar dúvidas acerca dos métodos contraceptivos a um grupo de mulheres da comunidade de maneira prática, objetiva e dinâmica.
Palavras-chave: Métodos contraceptivos; vida sexual; comunidade.
Desenvolvimento Uma das principais preocupações nas mulheres em idade fértil em todo mundo esta relacionada ao uso de contraceptivos, a prevenção da gestação não planejada é fundamental, principalmente para adolescentes e adultos jovens sexualmente ativos, que devem ser orientados precocemente, uma vez que a idade para início das relações sexuais está diminuindo cada vez mais, enquanto estão aumentando o número de adolescentes grávidas. A contracepção pode ser utilizada por qualquer pessoa, fisicamente capaz de procriar e sexualmente ativa, mas, que no momento não deseja ter um filho. Sendo assim a pessoa pode optar por um deles, sempre sob orientação médica e farmacêutica São inúmeros os métodos contraceptivos com eficácias garantidas de prevenção a gravidez, mas esta eficácia depende de vários fatores relacionados ao mecanismo de ação e a cada indivíduo. Associada a esta situação aumenta a preocupação com o desenvolvimento de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), principalmente pelo fato de vários métodos contraceptivos existentes não conferir aos indivíduos nenhuma proteção especial em relação às doenças sexualmente transmissíveis. Viver a sexualidade de forma saudável inclui