Divisao do trabalho anomica
A divisão do trabalho anômica A DT tem por objetivo proporcionar uma solidariedade social e algumas vezes esse objetivo não ocorre de maneira eficaz e produz resultado opostos, gerando assim uma anomia. Divisão Trab => Enfraquecimento Familiar (as pessoas começam a migrar, o núcleo família se desfaz pelas diversas atividades que cada um vai exercer) => Âmbito social (não vão começar a conviver apenas com a família) / Âmbito econômico (antes era subsistência, agora são remunerados e não apenas aquilo adquiro pela família). => Conflitos mais suscetíveis (por a família estar mais abalada) => Enfraquecimento de regras (comportamentos individualistas frequentes com o processo da modernidade, agem por verem como limitados os seus direitos) => Estado de anomia
Explicando o que é anomia, acredito que para Durkheim, a anomia pode se encaixar de várias maneiras. Primeiro, mais como uma anomia social, onde apresenta-se por inexistência ou ineficiência de normas, que o exemplo foi o esquema apresentado.
E a outra anomia é quando a solidariedade proporcionada pela DT não é eficaz, a partir da não interação adequada das funções individuais, ou seja, das especificidades, gerando uma falta de coesão e harmonia, gerando a anomia. Esse especificidade é a característica da solidariedade orgânica já explicada anteriormente.
No texto de Durkheim, ele mostra essa anomia de ineficácia das funções, relacionada as relações econômicas, e dividindo essas anomias, como em:
* crises industriais ou comerciais (as vezes levadas até a falência)
* antagonismo entre trabalho e capital: (especialização das funções industriais – lutas tornam-se vivas)
º lutas de classes, greves, interdições (por maiores salários e mudanças na condição de trabalho.
º depois do advento