Português
Proparoxítona-
Sempre devem ser acentuadas. Exemplo: simpática, lúcido, sólido, cômodo ...
Paroxítonas-
São acentuadas quando terminadas em : R, X, N, L, I, IS, UM, UNS, US, PS, Ã, ÃS, ÃO, ÃOS; ditongo oral, seguido ou não de S. Exemplos: fácil, táxi, tênis, hífen, próton, álbum(ns), vírus, caráter, látex, bíceps, ímã, órfãs, bênção, órfãos, cárie, árduos, pólen, éden...
Oxítonas-
São acentuadas quando terminadas em: A, AS, E, ES, O, OS, EM, ENS. Exemplo: vatapá, igarapé, avô, avós, refém, parabéns ...
Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
No português, são as três classificações possíveis para a palavra quanto à posição da sílaba tônica.
Em primeiro lugar, o que é sílaba? È o conjunto de um ou mais sons pronunciados numa única emissão de voz". Exemplo: BRA-SIL - duas emissões de voz, então, duas sílabas.
Para facilitar a classificação da sílaba palavra quanto à posição da sílaba tônica (mais forte), vamos contar as sílabas de trás para frente.
Assim, na palavra 'Brasil', a sílaba pronunciada com mais força é "sil", ou seja, a primeira de trás para frente.
Vamos às classificações:
OXÍTONA: quando a sílaba mais forte da palavra é a primeira (de trás para frente). Ex: POR-TU-GUÊS - a sílaba mais forte é "GUÊS", ou seja, a primeira de trás para frente.
PAROXÍTONA: é quando a sílaba mais forte da palavra é a segunda de trás para frente. Ex: IN-CON-SIS-TEN-TE - a sílaba mais forte é "TEN", ou seja, a segunda de trás para frente.
PROPAROXÍTONA: é quando a sílaba mais forte da palavra é a terceira (de trás para frente). Ex: PA-RA-LE-LE-PÍ-PE-DO; a sílaba pronunciada com mais força e "PÍ", isto é, a terceira de trás para frente.