durkheim
Comunicação Social
Sociologia
Atividade Acadêmica 1
15. O que o autor define como estado de anomia? (dê exemplo de um estado de anomia presente na sociedade brasileira).
Estado de anomia, segundo o autor, se dá quando ocorre uma situação de desequilíbrio entre os órgãos sociais de uma sociedade anteriormente organizada. Isso deve-se ao fato de que os contatos entre tais órgãos se tornaram insuficientes ou pouco duradouros, desse modo, o sentimento de interdependência se amortece, as relações ficam precárias e as regras indefinidas, vagas.
Pode-se citar como exemplos de estados de anomia presentes na sociedade brasileira: o descaso do Estado nos morros do Rio de Janeiro, (onde o tráfico comanda grande parte da comunidade); e na periferia de São Paulo, tomada pelos usuários e dependentes de drogas. Ainda como exemplo pode-se evidenciar um fato recente que mobilizou o país e o mundo: as manifestações que muitas vezes terminaram gerando um caos social: saques, depredações, destruição de patrimônios públicos, violência por parte dos revoltosos.
Quando há o afrouxamento das regras e pouco contato entre os órgãos sociais ocorre um desequilíbrio da sociedade e por fim estabelece-se tal estado de anomia.
16. Quais as relações entre moralidade grupos profissionais (ou corporações) e a nova divisão social do trabalho? (relacione a resposta considerando a sociedade brasileira).
Na Idade Média, as principais instituições responsáveis por veicular a moralidade eram a família e a religião, as quais exerciam enorme influência sobre os indivíduos. Contudo, no atual mundo moderno, no qual as pessoas passam a agrupar-se segundo suas atividades profissionais, e passam muito mais tempo em seus locais de trabalho (empresas, corporações), tais instituições integradoras já não são mais responsáveis, unicamente, por veicular a moralidade. A família não possui mais a antiga unidade e indivisibilidade, tendo