DIVISAO CELULAR
Campus: Campos dos Goytacazes
Curso: Ciências Biológicas
Animais terrestres
Campos dos Goytacazes - 1.2014
Universidade Salgado de Oliveira
Campus: Campos dos Goytacazes
Curso: Ciências Biológicas
Bruna Caroline Abali
Isabelle F. Paes de Souza
Sharon da Silva Caldeira de Sousa
Lays de Araújo Lesqueves
Animais terrestres
Campos dos Goytacazes - 1.2014
Animais terrestres
Campos dos Goytacazes - 1.2014
Sumário
Introdução
A distribuição dos animais é limitada pela existência de ambientes adequados à sua vida e suas características fisiológicas, e todos os fatores essenciais que contribuem para sua sobrevivência diante da interação com o meio.
Diante disso, existem os animais Terrestres que são aqueles que estão adaptados para viver sobre a terra. Esses animais são muito diversos e possuem um ciclo de vida semelhante ao dos seres humanos: eles nascem, se reproduzem e morrem.
De uma forma geral, os animais terrestres são mamíferos e apresentam respiração pulmonar, que na maioria respiram através do nariz e boca, enchendo os pulmões de ar. Essas espécies buscam alimentos, se reproduzem e vivem em espaços naturais. Outra característica importante é o fato de possuírem estruturas ósseas que sustentam o seu peso e a sua pele pode ser compara um casaco macio ou pelos grossos que os protegem das condições do tempo e auxiliam na sua camuflagem.
Entre os animais que vivem e sobrevivem na terra firme, podemos citar: o urso, o leão, os cachorros, a zebra e tantas outras espécies. Alguns animais terrestres também podem viver parcialmente na água, como por exemplo, os jacarés, pois eles possuem estruturas ósseas que permite nadar e também caminhar na terra, os hipopótamos e crocodilos.
No Brasil encontramos grande diversidade de animais terrestres em biomas como a