Santana do Parnaiba
Esta cidade foi o caminho feito pelos homens que desbravaram o interior do Estado de São Paulo, é um caminho histórico que começa em Santana do Parnaíba, seus principais desbravadores foram Bartoloneu Bueno da Silva, “ O Anhanguera”, Fernão Dias Paes Leme o “caçador de esmeraldas”.
Os Bandeirantes saiam de São Paulo e cruzavam as águas do Tiete de canoas e seguiam pelo rio até Tiete. As estradas que existem hoje são cheias de curvas e com uma paisagem ótimas para se fotografar.
Chegada aproximadada às 8:00
VISITA A igreja Matriz, a casa da Cultura e o centro de Informações Turísticas.
(Duração 1:00).
Localizada a 35 km da capital paulista, na Região Oeste da Grande São Paulo, a cidade de Santana de Parnaíba tem 428 anos, extensão territorial de 176 Km2, e uma população de 100.189 habitantes. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o 23º do país, o 7º do Estado e o 2º da Região Metropolitana.
O município nasceu às margens do rio Tietê, durante a administração de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil. Há registros de que o primeiro a se instalar na região foi o português Manuel Fernandes Ramos, participante de uma expedição realizada em 1561 por Mem de Sá para explorar o sertão – no sentido Rio Tietê abaixo –, em busca de ouro e metais preciosos. Estabeleceu-se no povoado, construindo uma fazenda e uma capela em louvor a Santo Antônio, mas sua estrutura precária não resistiu às constantes enchentes e acabou destruída. Posteriormente, seus herdeiros e sua mulher, Suzana Dias, resolveram erguer, em 1580 (ano em que é considerada a fundação da cidade), uma nova capela, desta vez em honra de Sant’Ana.
Pirapora do Bom Jesus.
Chegada 10:00 hs e saída as 11:00 Hs
Visitar a Igreja Matriz do Bom Jesus de Pirapora.
O nome da cidade Siginifica Seu nome tem origem tupi e significa "pulo do peixe", através da junção dos termos pirá ("peixe") e pora ("pulo")[7]. O nome é uma referência ao fato de, no período da