divisao celular
As células se reproduzem pela duplicação de seus conteúdos e, então, dividem-se em duas. Em espécies unicelulares, tais como bactérias e leveduras, cada divisão produz um organismo adiciona, em espécies multicelulares, diversos ciclos de divisão cellular são requeridos e necessita-se da divisão cellular.
Para produzir um par células – filhas geneticamente idênticas, DNA precisa ser fielmente replicado e os cromossomos replicados precisam ser segregados em duas células separadas.
O ciclo cellular compreende uma série de processos que a celula precisa efetuar para atingir o objetivo.
Uma complexa série de processos ocorrem durante a divisão cellular, exigindo com isso uma perfeita coordenaçao entre eles.
MITOSE
Prófase
A transição da fase G2 para a fase M do ciclo celular não é claramente definido.
A cromatina, que está difusa na interfase, condensa-se em um cromossomo bem definido. Casa cromossomo foi duplicado durante a fase S precedente e consiste em duas cromátides–irmãs.
Do lado de for a do núcleo, o fuso miótico forma-se entre dois centrossomos, que foram replicados e se separam.
Pro-metáfase
Começa com o rompimento do envelope nuclear. Os cromossomos podem agora ligar-se aos microtubules do fuso por meio de seus anetocoros e promoverem movimentos ativos.
Metáfase
Os movimentos com cinetocoros eventualmente alinham polos do fuso. Cada cromossomo mantem-se tensionado nesta placa metafásica pelos cenetocoros pariados e seus microtubules associados, os quais estão ligados a polos opostos do fuso.
Anáfase
Na anaphase, as cromátides pareadas se separam, sincronizadamente para formar dois cromossomos filhos e cada um é lentamente puxado em direção ao fuso polar que está a sua frente.
Os microtúbulos do cinetocoro encurtam e os fusos polares também se distânciam, ambos contribuindo para a separação dos cromossomos.
Teláfase
Os cromossomos-filhos separados chegam aos polos e os microtúbulos