Divida publica
A emissão de título público pelo Tesouro Nacional é uma das formas utilizadas para a captação de recursos para financiar atividades do governo federal, tais como educação, saúde e infra-estrutura. Os títulos públicos são uma opção de investimento para a sociedade e representam a dívida mobiliária da União.
Em outras palavras: ao comprar um título da dívida pública você empresta dinheiro ao governo.
Os Títulos da Dívida Pública também são conhecidos como Títulos Públicos. A principal coisa que você precisa saber sobre eles é que eles podem ser uma das mais rentáveis e seguras formas de investimento em renda fixa a longo prazo, numa interessante alternativa à renda variável.
Títulos da dívida pública são papéis com promessa de resgate futuro, acrescido de juros.O governo tem três formas de financiar os seus gastos:arrecadar impostos, emitir moeda, vender títulos da dívida pública.O título da dívida pública é vendido com um preço específico e com o compromisso do governo de resgatá-lo por um determinado valo, com juros, numa determinada data
Confira abaixo os títulos públicos mais comuns do mercado: LTN
As Letras do Tesouro Nacional são títulos emitidos pelo Tesouro Nacional para cobertura de déficit orçamentário ou realização de operações de crédito por antecipação de receita. A LTN é um título de rendimento prefixado, colocado com desconto representado pela diferença entre o preço unitário de colocação do título e o seu valor de resgate.
Indicada para o investidor que acredita que a taxa prefixada paga pela LTN será maior que a taxa de juros básica da economia. LFT
As Letras Financeiras do Tesouro, são títulos pós-fixados emitidos pelo Tesouro Nacional, cujo rendimento é definido pela taxa média ajustada dos financiamentos ocorridos com títulos públicos no SELIC, ou seja, a taxa SELIC.
Seu prazo é definido pela Secretaria do Tesouro Nacional, encarregada de gerenciar a programação financeira do tesouro.
NTN-B
As Notas do Tesouro