Diversos
nem dignidade no dicionário português. Serão substituídas por esperteza.”
(Antônio Ermírio de Moraes)
Em minhas palestras, gosto de utilizar recursos como trechos de músicas e filmes, dinâmicas e participação da plateia, a fim de torná-las interativas. E um filme em especial muitas vezes me acompanha: “Perfume de mulher”, de 1992, onde Al Pacino representa um cego e arrogante tenente-coronel reformado do exército.
Numa das cenas mais antológicas da história do cinema, Pacino convida uma jovem para dançar tango, em uma sequência que acrescenta à sua beleza plástica uma verdadeira aula de iniciativa, persistência e autoconfiança, dentre outras atitudes igualmente virtuosas.
Embora eu faça uso deste filme regularmente, até hoje não consegui adquiri-lo, pois desde o ano passado está indisponível para venda. E sua locação é uma tarefa hercúlea: poucas locadoras dispõem de uma cópia em DVD.
Minha última locação demandou três longas horas de busca em seis diferentes redes de videolocadoras, terminando com algumas lições interessantes que gostaria de compartilhar com vocês.
Customer Relationship Management
A teoria administrativa é pródiga em nos legar, periodicamente, técnicas de gestão formuladas por grandes gurus, desenvolvidas normalmente nos Estados Unidos, e vendidas com a promessa de revolucionar as estruturas corporativas, elevar a eficiência e melhorar o resultado das empresas. São técnicas empacotadas, com nomes em inglês e a preço de ouro, capazes de produzir livros altamente vendáveis e seminários rentáveis em auditórios lotados.
Nada tenho contra estas técnicas. Afinal, ajudam a movimentar a engrenagem da Economia no mundo. Empresas de consultoria e software são criadas com o fim específico de colocar aquelas novas regras em funcionamento. Surge o consultor que desenvolve, o que customiza, o que implementa, o que faz o pós-venda e aquele dá suporte quando tudo o que