Diversos
No município de São Tomé o Pnae possui uma gestão centralizada onde a EE recebe o recurso vindo do FNDE compra os gêneros alimentares necessários para atender a demanda do cardápio escolar elaborado por nutricionista. Na merenda do município há preocupação em incentivar os bons hábitos alimentares aos alunos, com intuito de promover a saúde dos educandos, sempre com alimentações saudáveis e de qualidade, fazendo parte da merende frutas, legumes, vegetais e hortaliças.
O município desenvolve um projeto intitulado Vida saudável na Escola com objetivo de manter, melhorar ou recuperar o estado nutricional dos alunos conforme a necessidade apresentada, evitando possíveis doenças, e ainda enfatizar os hábitos para uma vida saudável, além do incentivo a realização de exercício físico.
Sendo que na fase da infância a criança deve ser incentivada a se alimentar adequadamente, pois geralmente hábitos aprendidos quando criança são levados por toda vida.
A alimentação fornecida na escola é nutricionalmente adequada, sendo a escola um espaço privilegiado para a promoção da saúde além de desempenhar papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilo de vida, entre eles o da alimentação.
Além do projetos o município realiza palestras, capacitações e treinamentos sempre com o mesmo objetivo do projeto, levando em consideração a saúde dos alunos.
Os 30% dos recursos vindos do governo investidos na agricultura familiar é um estimulo as pequenos produtores rurais e incentivo para que estes permaneçam na zona rural com sua família.
O valor repassado por per capta realmente é pouco, mas a prefeitura cobre os gastos excedentes para que as crianças sempre