diversos
De
Literatur
•O Realismo Em
Portugal
•Questão Coimbrã
•O Primo Basílio
O início do realismo em Portugal se deu com a chamada Questão Coimbrã que durou de 1865 à1867. Nota-se que a inserção de idéias realistas aconteceu 15 anos após o início do realismo na França e 40 anos depois do início do romantismo.
Os maiores representantes do realismo em Portugal foram o próprio Antero,Cesário Verde e Eça de Queirós.
Antero de Quental produziu basicamente poemas em forma de soneto onde o tema era filosófico concentrando-se no positivismo e no pessimismo.
Questão
Coimbrã
Questão Coimbrã,também conhecida como a “questão do bom senso e bom gosto”,foi a primeira e uma das mais importantes manifestações do grupo que viria a ser apelidado de Geração 70.Na linha de frente estiveram sempre Antero de Quental, o “Príncipe da Mocidade”,e
Teófilo Braga, já conhecido no mundo das letras.
Foi um dos primeiros sinais da renovação literária e
Ideológica ocorrida no séc. XIX. Estes jovens revoltaramse contra o atraso cultural do país, afirmando que viviam numa sociedade marcada pela falta de avanços na cultura e alimentada por falsas esperanças dadas pelo romantismo. Poesia Realista:
Antero de Quental: adotando uma postura oposta ao lirismo ultra-romântico, defende a missão social da poesia e apresenta em sua obra uma busca filosófica da verdade através da própria experiência.
Cesário Verde: também se afasta do lirismo tradicional português, sobretudo pelo tratamento que dá a temas como cidade,amor e mulher. Buscando espontaneidade,usa estilo que valoriza a linguagem concreta o tom coloquial. "Poeta dos sentidos",constrói imagens com muitas cores, formas e sons.
A Prosa De Eça
De Queirós:
Eça de Queirós: produz romances marcados pelo uso do determinismo e do impressionismo para construir críticas
(à burguesia e ao clero,por exemplo). Dono de um estilo direto e contundente, é hábil na descrição de locais e