Sustentabilidade - Nestle
São Paulo
2013
Sumário
Introdução 5
1. A empresa 5
1.2. Nestlé do Brasil 6
2. Sustentabilidade 7
2.1. Responsabilidade Social na NESTLE 7
2.2. Programa de Sustentabilidade Sócio ambiental 9
2.3. Criando Valor Compartilhado 9
3. Contradições à Sustentabilidade divulgada pela empresa 10
Conclusão 12
Referencias Bibliográficas 13
Meios Eletrônicos 13
Figuras 13
Índice de Figuras
Figura 1.1: Henri Nestlé 5
Figura 2.1: Primeira Fabrica no Brasil 6
Figura 4: Agua nova 11
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo analisar de maneira critica os programas de sustentabilidade da empresa suíça de alimentos, a Nestlé. O trabalho se restringe a atuação da empresa no Brasil e suas atividades sócio ambientais e de sustentabilidade que são amplamente divulgadas através de revistas, jornais, comunicação da própria empresa e a internet.
A questão da sustentabilidade para as empresas é uma exigência da sociedade contemporânea, tanto que vários mercados internacionais vetam a entrada de produtos de empresas que não estão se adequando aos padrões internacionais de sustentabilidade, favorecendo assim uma padronização dos processos das empresas tornando aos poucos o mundo um lugar para se viver, além de criar maior valor aos produtos e por muitas vezes reduzindo custos inerentes ao desperdício de matérias primas.
1. A empresa
A empresa surgiu no ano de 1866 na suíça, tendo em Henri Nestlé (figura 1.1) seu fundador, o primeiro produto criado pela empresa foi à farinha láctea da mistura de leite, açúcar e farinha de trigo. Em 1905 juntou-se à Anglo-Swiss Condesed Mil Co. que era um importante produtor de leite condensado.
Durante os anos 1970 a empresa começou a diversificar seus negócios e atuar em outros setores como o farmacêutico através da Alcon, cosméticos com a L’oréal e alimentos para animais de estimação com a Friskies, Alpo e Ralston Purina.
Figura 1.1: Henri Nestlé
Fonte: ,