Diversos
2º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2012
Professor (a): Flávio Matias de Araujo
2ª Recuperação Autônoma
GABARITO (1 a 25)
Questão 01
Sobre a doutrina da iluminação em Santo Agostinho, leia o texto a seguir.
“Tal é a doutrina da iluminação que Agostinho legou à filosofia cristã, de cuja tradição ela entrou a fazer parte inseparável. Agostinho elaborou-a sob o influxo de Platão, de Plotino e Porfírio, não porém sem imprimir-lhe um cunho cristão.” BOEHENER, P. ; GILSON, E. História da filosofia cristã. Petrópolis, RJ: Vozes, 1970. p. 164.
Marque a alternativa correta.
A) Para Agostinho, a mente humana pode conhecer as verdades eternas pela Iluminação, porque o homem possui uma centelha do intelecto divino.
B) O cunho cristão que Agostinho imprime à reminiscência platônica é a preexistência da alma no Mundo das Ideias e a ação do Demiurgo.
C) Agostinho modifica a tese da reminiscência platônica, afirmando que as verdades eternas se originam da experiência, mas podemos conhecê-las somente mediante a iluminação divina.
D) Para Agostinho, é possível conhecer as verdades eternas mediante a reminiscência platônica e o conceito cristão da reencarnação.
Questão 02
Por que não se pode dizer que a dúvida de Descartes o transforma em um filosofo cético? A dúvida metódica de Descartes, é o caminho para se chegar à verdade indubitável, diferentemente da dúvida cética que não leva á verdade, pois, o cético não acredita na possibilidade de conhecermos a verdade.
Questão 03
Sobre o problema dos universais, leia o texto a seguir.
“Para alguns, por exemplo, os chamados universais (idéias, emanações, gêneros, espécies eram nomes gerais criados por nossa razão e não seres, substâncias ou essências reais. Para outros, o ser deveria ser afirmado com o mesmo sentido para Deus e para as criaturas.” CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2002. p. 227.
Sabendo-se que Ockham é um nominalista, marque a alternativa