Karl marx
RESENHA
O livro Um toque de clássicos descreve as principais ideias teóricas de autores clássicos das ciências sociais. Um deles é Karl Marx, que se concentra nos aspectos negativos da sociedade capitalista, chegando a conclusão que é a pior sociedade que o homem já criou, dizia que era necessário superar o capitalismo. Marx se posicionava contrário ao capitalismo, pois, uma das condições para a existência dessa sociedade era a exploração do homem pelo homem.
Em Marx, a razão, levaria a sociedade em direção à liberdade, a uma sociedade mais justa. Porém era também um instrumento de apreensão da realidade.
A sociedade era hierarquizada, tinha como condição algo ser mais importante em detrimento de outro, o filósofo imaginava a sociedade como um edifício, a base é a estrutura (economia) e sob ela tinha a superestrutura (estado, igreja, educação, cultura). Tudo que acontece na estrutura influencia a superestrutura.
Marx percebeu que no comunismo primitivo a configuração é totalmente diferente da capitalista, falava que cada um trabalhava para o seu bem estar, não havia desigualdade, era uma sociedade igualitária. Em um determinado momento o homem começa a evoluir e cria a propriedade privada (segundo Marx, aqui começa a existir todos os problemas da humanidade).
O autor sempre teve certeza que o capitalismo seria transitório, a história lhe dava esta certeza, pois todas as outras sociedades foram superadas, porém precisariam ocorrer revoluções para superar de vez a sociedade capitalista. Quando os modelos econômicos, políticos e sociais se chocam com a renovação das forças produtoras, fica evidente os aspectos revolucionários.
Montes Claros, 6 de março de