Diversos
O filme emociona o expectador e ascende uma chama de esperança de quem trabalha com ensino e transmissão de conhecimento. É possível perceber que nem mesmo a pobreza, o preconceito ou o descompromisso de quem é responsável pelo ensino dos nossos jovens não é o bastante para frear os sonhos de quem acredita em um mundo melhor.
Para os estudantes de Biblioteconomia fica a lição do papel social que o profissional da informação pode e deve desempenhar hoje. “Além do Quadro Negro” é inspirador, emocionante, um exemplo a ser seguido. Que todos acreditem na Stacey Bess que existe dentro de cada um.
Baseado em um história real, "Além da Sala de Aula" (ou "Além do Quadro Negro") conta a história do primeiro emprego da jovem professora Stacey Bess (a atriz canadense Emily VanCampque) que aceita a vaga de professora temporária de uma escola de abrigo, uma sala de aula improvisada para crianças de famílias sem teto nos Estados Unidos, impedidas de se matricularem na escola regular.
A escola é um depósito improvisado. As famílias vivem em alojamentos, trailers ou até mesmo em carros. Crianças com fome e com várias idades, falta de livros e carteiras em condições precárias são dificuldades enfrentadas pela professora. Bess, mãe de duas crianças e novamente grávida,