contabilidade gerencial
Categorias:
Artigos by eduardo
Tatiane Souza Nabarrete¹ A contabilidade gerencial produz informações financeiras e operacionais aos funcionários e gerentes que são utilizadas para se tomar decisões pertinentes à organização.
Para a correta utilização da contabilidade gerencial é indispensável uma parceria do responsável pela empresa e o contador, possibilitando, assim, ampla visão e perspectivas de crescimento da empresa, a partir das diferentes opiniões discutidas, analisadas e executadas da melhor maneira possível a fim de gerar o bom desempenho da empresa, que de acordo com Iudícibus e Marion (2000, p. 20): “A função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões”.
A contabilidade gerencial gera informações ou dados sobre atividades, produtos, serviços e clientes, e auxilia na formação de preços, compra de novos equipamentos, expansão da capacidade, terceirização, entre outras.
Aos interessados pelo assunto que desejam mais informações, consultem “Contabilidade Gerencial” de Anthony A. Atkinson, 11. ed., onde é oferecido valioso conteúdo sobre o tema.
Contabilidade Gerencial
Para a tomada de decisão é preciso que se municie de informações relevantes e con-sistentes de forma ágil e eficaz. Para tanto a alta adminis-tração se utiliza da contabilidade ge-rencial.
Já há muito tempo os gestores vinham se questionando sobre a relação custo-benefício da Contabilidade Fiscal. Não seria lógico e nem justo manter uma estrutura completa, gerando livros fiscais e contábeis, conciliações einventários para atender somente ao fisco. A contabilidade moderna deve ser vista como fornecedora de informações relevantes, e não como um mero cumprimento da burocracia governamental.
As informações fornecidas pela Contabilidade podem e devem ser utilizadas pelos gestores, já que são consistentes, pois demonstram as orígens dos