diversos
Propagação de calor por convecção.
Objetivo
Mostrar o fenômeno de convecção térmica.
Material Utilizado Esquema do Experimento
Funcionamento
Ao acender a lâmpada, verifica-se que, após algum tempo, o abajur começa a girar.
Explicação
Quando a lâmpada é acesa, o ar no interior do cilindro é aquecido, tornando-se menos denso e, consequentemente, expande-se e ascende. O ar externo, mais frio (mais denso),entra no cilindro pela parte inferior, formando uma corrente de convecção dirigida para cima. Ao passar pelas pequenas aberturas da parte superior, a corrente faz o cilindro se movimentar.
Observa-se que, à medida que o ar no interior do cilindro aquece, o abajur começa a girar em um único sentido, indicado pelo direcionamento do ar, dado pelas frestas da parte superior.
INTRODUÇÃO
Henri Bernard foi o físico francês que descobriu o fenômeno da convecção de calor. Em 1900, através de uma experiência simples, Bernard descobriu que o aquecimento de uma fina camada de líquido pode resultar no aparecimento espontâneo de estruturas estranhamente ordenadas, ou células de convecção. A partir de então, elas foram chamadas de células de Bernard. (Prigogine, 2014).
A convecção é uma propagação de calor que ocorre nos fluídos em que há transporte de matéria. Isso acontece quando existe diferença de densidade. O ar quente tende a subir, pois é pouco denso, e o ar tende a descer, já que é mais denso. A convecção térmica pode ser tratada com base em seu escoamento. Pode ser uma convecção forçada, natural, por ebulição e até mesmo condensação.
Este projeto tem a finalidade de explicar como ocorre o fenômeno da convecção de calor, através de um abajur.