Diversos
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes é um personagem de ficção da literatura britânica criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle. Holmes é um investigador do final do século XIX e início do século XX que aparece pela primeira vez no romance “Um estudo em Vermelho” em novembro de 1887. O investigador ficou famoso por utilizar, na resolução dos seus mistérios, o método científico e a lógica.
Holmes teve suas histórias relatadas pelo seu colega de quarto e fiel escudeiro Dr. Watson, que várias vezes ficou surpreso com o rápido raciocínio de Holmes, que conseguia muitas vezes ler os pensamentos de Watson.
Nascido em 6 de Janeiro de 1854 , filho de um agricultor e de uma mãe de origem francesa, Holmes viveu em Londres, num apartamento na 221B Baker Street, entre os anos 1881 e 1903. É apresentado como uma pessoa arrogante, que tem certeza de suas palavras e orgulhoso, mostrando domínio no conhecimento de vários assuntos.
Conan Doyle, apesar do grande sucesso de sua obra, não gostava de escrever histórias para Sherlock Holmes, pois considerava o romance policial literatura de segunda classe e, na verdade, esse tipo de história só passou a ser respeitado após o sucesso de seu personagem. Conan Doyle preferia escrever o que considerava literatura de qualidade e chegou a matar Sherlock Holmes, tendo que ressuscitá-lo devido à enorme quantidade de cartas que recebeu de fãs pedindo mais.
Lógica Dedutiva
Como citado acima, Holmes fazia uso da lógica dedutiva.
O método dedutivo surgiu na Grécia antiga, com o silogismo do filósofo Aristóteles. A lógica dedutiva, ou lógica clássica, consiste basicamente na dedução dos fatos apresentados, no qual pode se chegar numa conclusão seja ela falsa ou verdadeira. Mas somente isso não é necessário para chegar a uma conclusão verdadeira do fato apresentado.
Para conseguir um resultado aceitável, outro raciocínio é utilizado: o silogismo. O