Diversos
Mais de 50 milhões de pessoas morrem anualmente no planeta – número maior que a população inteira do estado de São Paulo. Fazer esta conta pode parecer algo um tanto mórbido mas, segundo a OMS, saber quantas pessoas morrem a cada ano e a causa destas fatalidades é fundamental para identificar problemas e implementar políticas públicas de saúde eficazes. Campanhas contra o cigarro parecem ser prioridade: segundo um relatório da OMS, publicado em 2011 e baseado em dados de 2008, o cigarro está ligado a três das doenças mais fatais e é responsável pela morte de 1 em cada 10 adultos mundo afora. De que mais as pessoas tem morrido?
1. Cardiopatia isquêmica
Número de mortes: 7,25 milhões (12,8%)
Uma doença, normalmente causada por uma aterosclerose coronariana, em que se verifica isquemia do miocárdio. A cardiopatia isquêmica acontece quando algo atrapalha a irrigação do coração (que, além de bombear sangue para o resto do corpo, também é movido a sangue!). Placas de gordura, colesterol, cálcio ou colágeno podem se acumulam nas artérias, dificultando a circulação do sangue e atrapalhando o ritmo do músculo mais importante do seu corpo. Se o coração parar, as células começam logo a morrer. O risco da doença aumenta com a idade, mas também pode ser agravada por tabagismo, sedentarismo, consumo de carne vermelha, diabetes e hipertensão arterial.
2. Derrame e outras doenças vasculares cerebrais
Número de mortes: 6,15 milhões (10,8%)
O derrame – nome popular do acidente vascular cerebral (AVC) ou acidente vascular encefálico (AVE) – é provocado pelo entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais. Idade avançada, hipertensão arterial (pressão alta), colesterol elevado, tabagismo e diabetes são alguns dos principais fatores de risco.
3. Doenças inflamatórias do trato respiratório inferior
Número de mortes: 3,46 milhões (10,8%)
Traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares