Pedido de vida
O mito de Édipo, conta a historia de uma criança, que ao nascer, estava pre-destinada a matar o pai e desposar a mãe. Algumas pessoas podem se perguntar “- o que isso term haver com ética e moral?”, a grosso modo, tudo! Vejamos, o que entende-se por ética e moral, é comumente visto como sinonimos, não é grave que continuemos a denomina-los indistintamente, apesar de existir uma diferença entre eles.
A moral é o conjunto de regras de conduta assumidas pelos indivíduos de um grupo social com a finalidsade de organizar as relações interpessoais segundo os valores do bem e do mal.
Já a ética, ou filosofia moral, é mais abstrata, contituindo a darte da filosofia que se ocupa com a reflexaão sobre noções e principios que fundamentam a vida moral.
Ao vermos o mito de Édipo, em que o mesmo mata seu pai e casa-se com sua mãe, podemos rapidamente relacionar o acontecido, com o rompimento da etica e moral da época, e até a da de hoje em dia, onde a mesma vÊ a união matrimonial entre mãe e filho, como um absurdo, e matar o seu pai também, embora na época a união entre irmãos fosse comum, dessa forma o matrimonho entre édipo e sua mãe foi visto como algo que infrigil os valores da moral da época em questão, uma vez que ia de encontro aos preceitos morais da qual estava involto, na época, porém tudo isso pode ser relativo, ou seja, a moral ela é diferente para cada grupo ou época.
Na idade média , por exemplo, era proibido dessecar cadaveres, no entanto, as instituiçoes de justiça torturavam seres vivos. Nosso costume de comer bife escandaliza o hindu, para quem a vaca é anomal sagrado.
Para entender essas diferenças convem lembrar que mesmo quando o conteúdo das regras morais variam conforme a época ou lugar, todas as comunidades tem