diversos
Avaliação de cargos
A avaliação de cargos consiste em transformar os parâmetros qualitativos em dados quantitativos, de tal forma que se possa estabelecer uma base única de comparação. Esse trabalho é normalmente realizado por um comitê formado pelo superior hierárquico do cargo analisado e seus pares. Os critérios de avaliação focalizam quatro áreas básicas: conhecimentos e habilidades, complexidade das atividades, escopo e nível de responsabilidade e condições gerais de trabalho.
As reuniões dos comitês são também ocasiões para reflexão sobre a organização do trabalho, a divisão de tarefas e os limites de responsabilidades.
O produto da avaliação é a hierarquização dos cargos da empresa e sua organização em classes salariais.
Faixas salariais
O uso de faixas salariais são construídas com base nas diretrizes internas da empresa e em informações das pesquisas de cargos e salários. A amplitude das faixas mostra os limites mínimo e máximo que a empresa pretende pagar para cada cargo, onde as classes salariais e as faixas constituem a estrutura salarial da empresa. A progressão salarial de um funcionário dentro dessa estrutura pode ser horizontal ou vertical onde a evolução salarial é em função de sua evolução profissional em termos de domínio de habilidades, desempenho e resultados atingidos.
Política salarial
A política salarial reúne as diretrizes da empresa para a administração de salários. Essa política deve ser compatível com o perfil de profissional que a empresa pretende atrair e reter, devendo estabelecer em que faixa de