Diversos
(Flávio) Em 1987 o pesquisador alemão Henrich Rudolph Hertz fez saltar faíscas através do ar que separavam duas bolas de cobre. Por causa disso os "quilociclos" passaram a ser chamados de "quilohertz".
(Flávio) Em 1897 Oliver Lodge inventou o circuito elétrico sintonizado, possibilitando
(Barros) No Brasil o padre gaúcho Roberto Landell de Moura construiu vários aparelhos importantes para a história do rádio, expostos ao público 1893. Eles possibilitavam: telefonia com fio, telefonia sem fio, telegrafia fonética sem fio, dentre outros usos. Já em 1890 o padre previa a telegrafia sem fio, a radiotelefonia, a radiodifusão, os satélites de comunicações e os raios laser
(Flávio) Nos Estados Unidos foram anos de pesquisas, até Lee De Forest instalar em 1916, a primeira estação-estúdio de radiodifusão, em Nova Iorque. Aconteceu então o primeiro programa de rádio conhecido. Eram conferências, música de câmara e gravações. Surgiu também o primeiro registro de rádio jornalismo, com a transmissão da apuração dos votos para a eleição do Presidente dos Estados Unidos.
Criação do Rádio – (Barros) Segundo alguns autores, a tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX, mas a Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes de Tesla no seu projeto.
A Era do Rádio – (Flávio) A partir de 1919 começa a "Era do rádio".
(Flávio) Foi a Westinghouse dos Estados Unidos que fez nascer, meio por acaso, a radio fusão. Ela fabricava aparelhos de rádio para as tropas da Primeira Guerra Mundial. Quando a guerra acabou, a Westinghouse ficou com um grande estoque de aparelhos