Diversos
A respeito dos atos escolares – para efeitos de registros, comunicação de resultados e arquivamento – são escriturados em livros e fichas padronizados, ressalvando-se, no que competirem os regimentos e disposições legais aplicáveis, podendo ainda ser usados os recursos tecnológicos ou análogos.
O que faz um agente de organização escolar?
Sendo um cargo mais visto nas instituições públicas, o agente de organização escolar tem papel muito importante dentro das escolas. Esse profissional irá atender a demanda de várias áreas, desde atividades de secretaria até o controle do trânsito de alunos na escola e ao redor.
Para trabalhar como agente de organização escolar é necessário ser aprovado em concurso público oficial e seguir os requisitos do mesmo, que costumam ser: ter mais de 18 anos na época da posse, estar em dia com suas obrigações eleitorais, não possuir registro em outro cargo público, apresentar-se dentro do período com os documentos necessários para a posse.
Além de auxiliar nas tarefas administrativas, o agente de organização escolar zela pelos recursos disponíveis na escola, além de auxiliar na formação dos alunos e interferir em sua conduta,educando com respeito e ética.
Dentre as principais funções, estão: atender a comunidade escolar, registrar e atualizar arquivos cadastrais da escola, controlar a movimentação de alunos, dar suporte as atividades da secretaria. Algumas outras funções podem surgir de acordo com a demanda da própria escola. Nem todas estarão especificadas claramente no momento da posse, mas é necessário ter bom senso para distinguir o que é necessário ser feito para manter um ambiente escolar saudável para todos.
A remuneração de um agente de organização escolar pode variar de acordo com o horário de trabalho, com a localização da escola e com as funções assumidas.
Como se tornar um agente de organização escolar?
Faz-se necessário a aprovação em um concurso público oficial e, claro, seguir os requisitos