Diversos
Sendo a educação uma área que me interessa, particularmente por ser professora e achar que nós enquanto professores, podemos mudar "o mundo". Conhecia diversos programas do FNDE, mas nunca me deparei e sobre eles. ´E tão fácil ser contra tudo e todos e dizer que nada funciona e que nada dá certo. Tinha plena consciência de que para dar certo, cada um deveria fazer a sua parte, e achava que já estava fazendo a minha, mas nunca admiti que há programas interessantes que podem realmente fazer diferença para as escolas e para os educandos que são a parte mais interessada.
O FNDE tem um papel que é de suma importância na política governamental de valorização da educação e tem cumprido seu papel, levando recursos à áreas carentes em todo país. E principalmente, levando a sociedade a se conscientizar e fiscalizar esses recursos através de Conselhos para que haja realmente o controle social dos recursos.
Os conselhos são importantes para esse controle e por isso não posso deixar de apontar uma falha, que deve ser corrigida com relação ao Conselho do FUNDEB. Os Conselhos precisam de assessoria por parte do MEC para tomar as decisões adequadas e fiscalizar toda a documentação necessária para a real transparência e eficácia dos gastos realizados com essa verba, que pelo que pude perceber é a mais importante para os municípios. Minha sugestão é que sejam enviados para os conselheiros dicas de documentos a serem analisados, sugestão de datas para prestação de contas das prefeituras e um canal mais direto com o MEC para dúvidas que os conselheiros possam ter durante as prestações de contas.
A maioria desses programas funciona razoavelmente bem, na medida em que as verbas nunca são