diversos
Resumo
No cotidiano, laboratórios de engenharia e em processos industriais há a necessidade de se medir variáveis como pressão, temperatura, vazão e nível.
A pressão pode ser medida de várias maneiras diferentes e o tipo de instrumento a ser utilizado para a medição de pressões vai depender dos níveis de precisão e detalhamento requeridos para a particular aplicação.
Este trabalho tem como finalidade fornecer um embasamento teórico sobre pressão e medição de pressão, bem como caracterizar alguns instrumentos de medição de pressão e especificar alguns destes instrumentos disponíveis no comércio.
Introdução
Pressão é definida como força por unidade de área. Os valores de pressão devem ser informados com relação a um nível de referência. Se o nível de referência for o zero absoluto, a pressão é caracterizada como pressão absoluta.
O Manômetro é um instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados.
Manômetros
Os Manômetros são dispositivos utilizados para indicação local de pressão e em geral divididos em duas partes principais:
O manômetro de líquidos, que utiliza um liquida como meio para se medir a pressão;
Manômetro tipo elástico que utiliza a deformação de um elemento elástico como meio para se medir pressão.
Os manômetros podem ser de:
Manômetros de líquidos
Tipo Tubo em U
Tipo Tubo Reto
Diferencial
Tipo Tubo Inclinado
Classificação dos Manômetros
Manômetro Elástico
Tubo de Bourdon
Tipo C
Tipo Espiral
Tipo Helicoidal
Tipo Diafragma
Tipo Fole
Tipo Cápsula
TIPOS DE MANÔMETRO LÍQUIDO
Manômetro tipo Coluna em “U”
O tubo em “U” é um dos medidores de pressão mais simples entre os medidores para baixa pressão. É constituído por um tubo de material transparente (geralmente vidro) recurvado em forma de U e fixada o sobre uma escala graduada.
O emprego deste manômetro é idêntico ao do tubo em “U”. Nesse manômetro as áreas dos ramos da coluna são diferentes, sendo a pressão