diversos
O filme cidade de deus retrata de maneira forte e realista a vida nas favelas. Ele nos surpreende com imagens chocantes e violentas que ás vezes imaginamos existir só na ficção. Desdê que nascem os moradores da cidade de deus convivem em meio a criminosos e na medida em que vão crescendo, alguns vão tomando o caminho do crime, si transformando em bandidos assassinos e violentos, como é o caso de Zé pequeno uma criança que desde pequeno convive com o crime, acaba crescendo vendo aquilo, assim si transformando em um dos maiores traficantes do rio “o dono da cidade de deus”.
Além de retratar a criminalidade nas favelas do rio, o filme também mostra os policiais corruptos que atuam nas comunidades recebendo propinas assim ajudando o mundo do crime ganhar ainda mais força o que nos dias de hoje podemos dizer ser algo comum.
É interessante assistir o filme e vê como é vida de quem vive na cidade de deus, pois é um filme que sem sombra de dúvidas retrata um pouco da realidade do nosso país; onde a violência e a corrupção cada dia mais ganha força graças aos políticos corruptos que atuam no senado contribuindo com a pobreza e a desigualdade social. RESENHA CRÍTICA: barão de Mauá.
Irineu evangelista Souza perde seu pai ainda criança e desde então sua mãe o manda para o rio de janeiro, no rio ele trabalha em meio a escravos, ao ver o sofrimento dos escravos ele decide que si algum dia ficar rico não irá ter escravos.
Por ser um jovem muito inteligente ele estuda e se torna um funcionário do banco do Brasil, depois de algum tempo ele consegue comprar algumas ações e passa a ser um acionista, com o dinheiro ele compra a alforria de um escravo e o contrata para trabalhar com ele; depois de algum tempo sua família que ele não vê a anos, resolve lhe fazer uma visita, dai então ele si apaixona pela sua sobrinha e casa si com ela.