Diversos
LINFA
A Linfa é um líquido constituído pelo plasma e pelos glóbulos brancos, que atravessam a parede dos capilares sanguíneos para os espaços intersticiais, sendo recolhidos pelos capilares linfáticos. Em vários pontos do organismo a linfa surge da filtração capilar e banha as células ofertando-lhes os nutrientes necessários e, assim, podemos dizer que nenhuma célula recebe sangue "diretamente” para sua sobrevivência e que quem nutre as células é a linfa. Por outro lado, a linfa que penetra nos vasos linfáticos na periferia surge da filtração capilar e, por conseqüência, se forma a partir do LEC (líquido extra celular). Por definição pode-se dizer que a linfa é essencialmente um ultra filtrado do plasma sangüíneo, formado pela filtração contínua da parte fluida do sangue, através das paredes dos capilares sangüíneos, para o espaço intersticial.
LOCALIZAÇÃO
Localiza-se dentro de um sistema de capilares, vasos e ductos linfáticos que acompanham os componentes do sistema de circulação sangüínea na grande maioria dos órgãos.
CLASSIFICAÇÃO
A Linfa pode ser classificada em:
Linfa intersticial: quando se encontra entre as células
Linfa circulante: quando circula no interior dos vasos linfáticos.
COMPOSIÇÃO
A linfa é um sistema coloidal polifásico heterogêneo cujo MEIO de Dispersão é a ÁGUA É coloidal:pela presença de proteínas (colóide), polifásico (por apresentar várias fases: gorduras, proteínas), heterogêneo por não conter apenas um elemento disperso e está disperso em água por ser o seu solvente principal. É ligeiramente salgado, tem cor transparente, e ligeiramente opaca (em jejum) e branco leitoso após a digestão (principalmente gorduras). Além disso a cor varia para mais opaco quando se origina dos linfáticos intestinais. Sua densidade varia entre 1,007 e 1,043, dependendo do local onde é recolhida. Seu pH é ligeiramente alcalino e se coagula, mas, fracamente.
PROCESSO DE