Diversos
Neste plano invoco todas as informações do que pretendo observar e acolher através do contato com os professores, alunos, e funcionários da escola. Que irei também procurar absorver o Maximo de informações possíveis para que possa ser reaproveitado futuramente na minha profissão como Pedagoga.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
É uma prática de caráter pedagógico, que promove a aquisição de competências profissionais, desenvolve habilidades, hábitos e atitudes.
Assim, numa perspectiva de ritual de passagem, espera-se que essa caminhada pelas atividades se constitua em possibilidade de reafirmação da escolha da profissão e de crescimento, a fim de que, ao seu termino, os alunos possam dizer “abram alas para a minha bandeira, pois esta chegando a minha hora de ser professor”. (PIMENTA e LIMA 2010)
Todo estágio é curricular, ou seja, deve contribuir com a sua formação profissional e pode ser obrigatório para a integralização do curso, ou não obrigatório caracterizando-se como uma formação complementar. Todavia, as duas modalidades devem estar previstas no projeto pedagógico do curso.
O estágio obrigatório e não obrigatório deve ser cumprido durante a graduação e só pode ser legalizado se o estudante estiver regularmente matriculado em instituição de ensino superior.
A obrigatoriedade legal do estagio e o cumprimento de sua respectiva carga horária nos cursos de formação de professores, colocados com requisito indispensável para a conclusão do curso, tem sido uma das grandes preocupações das instituições de formação docente, uma vez que essa resolução