Diversos
É um instrumento óptico que serve para medir posições relativas. É posto numa base tripé e arranjado de maneira a medir um comprimento e um ângulo, assim calcula-se as distâncias relativas.
Para usá-lo, você precisa definir um ponto inicial, que será o ponto onde começa o que você quer medir, e se posicionar de modo perpedicular à reta formada por esse ponto e pelo ponto onde termina o que você quer medir. Assim, você descubrirá o ângulo entre as retas sabendo também a distância do ponto inicial e o que você está medindo, usando a seguinte relação:
Tangente do ângulo é igual ao valor do lado oposto ao ângulo, dividido pelo valor do lado adjacente ao ângulo
Introdução Teórica
Levantamento Topográfico
Um levantamento topográfico é um conjunto de operações com a finalidade de determinar a posição relativa de pontos na superfície terrestre.
As determinações dão-se por meio de medições lineares e angulares, ligando os pontos descritores dos objectos a serem representados com posterior processamento em modelo matemático adequado. Partindo-se do conceito de Topografia é um caso particular da
Geodesia, pode-se afirmar que os métodos planimétricos, com fins de levantamento, implantação ou posicionamento devem ser encarados sumariamente como aplicações da geometria plana.
Teodolito
O teodolito é usado nas medições de ângulos horizontais ou azimutais, e verticais, estes também designados de distâncias zenitais. O teodolito compõe-se de uma luneta, parafusos niveladores e dois parafusos, limbo horizontal e limbo vertical, nível tubular da bolha de ar e um prumo óptico para posicionar o teodolito através dum ponto que seja marcado na superfície do terreno.
A luneta é constituída por uma objectiva, retículos e fios estadimétricos, ocular e por uma lente de focagem interna. A luneta tem rotação no plano vertical, o que permite duas posições: em elevação, acima do horizonte, ou em depressão, abaixo do horizonte, medindo- se os ângulos