Resumo do livro bullying
De origem inglesa, a palavra bullying corresponde a um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica que ocorrem nas instituições de ensino. É um tipo de agressão intencional, que ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas.
Todos os dias a vida de milhares de crianças e jovens brasileiros é afetada por esse fenômeno cada vez mais comum.
Algumas crianças, por serem diferentes de seus colegas, altos ou baixos demais, gordos ou muito magros, tímidos, nerds (os famosos´´cdfs`` principalmente), mais frágeis ou muito sensíveis, sofrem intimidações constantes. Discriminados em sala de aula e nos arredores da escola, as vítimas de bullying, na maioria das vezes, sofrem caladas frente ao comportamento de seus ofensores. E as consequências podem ser desastrosas: desde repetência e evasão escolar até o isolamento, depressão e, em casos extremos, suicídio e homicídio.
No livro, a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, diz que, como é normal que as crianças impliquem umas com as outras, se dêem apelidos e briguem de vez em quando, nem sempre é fácil identificar quando o problema aparece. Por isso, é preciso que pais e professores estejam atentos para que percebam quando brincadeiras sadias, que ocorrem de forma natural e espontânea entre os alunos, se tornam verdadeiros atos de violência e perversidade. Apenas alguns se divertem a custa de outros que sofrem.
O livro faz uma análise profunda sobre um dos tipos de violência cada vez mais noticiado, que precisa com urgência ser combatido. Além de os agressores, escolherem um aluno-alvo que se encontra em franca desigualdade de poder, geralmente este também já apresenta uma baixa autoestima. A prática de bullying agrava o problema preexistente, assim como pode abrir quadros graves de transtornos psíquicos e/ou comportamentais que, muitas vezes, trazem prejuízos irreversíveis. No livro, a doutora também diz que, no dia a dia de sua profissão, e após uma