diversos
• Protagonistas: Cecília e Peri (que também é o herói);
• Antagonista: Loredano
• Personagens secundárias de grande importância na narrativa: D. Antonio, Álvaro, Izabel, D. Lauriana, Aires Gomes, D. Diogo, índios aimorés e aventureiros.
A descrição realizada pelo narrador colabora para a construção das personagens, desde sua possível estrutura física, a psicológica, moral e social, contribuindo assim na formação de sua personalidade, o que proporcionará formar uma imagem positiva ou negativa dessas perante os eleitores. Tal descrição tem a propriedade de individualizar os sujeitos presentes na narrativa já que particulariza as características de cada um.
Peri: índio valente, corajoso, chefe da nação goitacá, o Guarani. Alta estatura, olhos e cabelos negros, rosto bem delineado, corpo forte e bem definido. [...] Era de alta estatura; tinha as mãos delicadas; a perna ágil e nervosa, ornada com uma axorca de frutos amarelos, apoiava-se sobre um pé pequeno, mas firme no andar e veloz na corrida. (p.34) psicológicas: Inteligência, perspicácia, lealdade, honestidade, (é capaz de tudo por amor a Cecília).
- Dize a senhora que Peri deve morrer; que vai morrer por ela. E tu parte, porque senão seria tarde.
Álvaro olhou a fisionomia inteligente do índio para ver se descobria nela algum sinal de perturbação de espírito [...].
Ceci (Cecília): moça linda, de doces olhos azuis, gênio travesso, mas meiga, suave, sonhadora, herdeira da força moral interior de seu pai, D. Antônio Mariz. Loira dos olhos azuis, rosto e corpo bem delineados.
[...] Os grandes olhos azuis, meio cerrados, às vezes se abriam languidamente como para se embeberem de luz e abaixarem de novo as pálpebras rosadas. psicológicas: Ingenuidade, inocência, lealdade, bondade, porém um certo egoísmo e vaidade.
Cecília era uma menina ingênua e inocente, que nem sequer