Diversos
Eletricidade 3
Risco dos choques elétricos 4
Riscos de acidentes 4
Segurança Elétrica predial 6
Dicas Sobre Instalações Elétricas Prediais 7
Aterramento 8
Dispositivos DR 10
Circuitos 1
Riscos 12
Segurança do trabalho (S.T) pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas desde Introdução à Segurança, passando por higiene, medicina, prevenção, controle, comunicação, doenças, etc. O objetivo desta pesquisa não é abordar todos os ramos de atuação da Segurança do trabalho, mas mostrar uma breve aplicação desta disciplina em assuntos que envolvem eletricidade, seus riscos e danos.
O quadro de S.T de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por técnicos, engenheiros, médicos e enfermeiros. Esses profissionais formam o SEESMT – Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho. Os empregados da empresa constituem o CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.
A S.T é definida por normas e leis. No Brasil a Legislação de Segurança do Trabalho compõem-se de Normas Regulamentadoras, Normas Regulamentadoras Rurais, outras leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
A norma regulamentadora que rege as áreas que envolvem eletricidade é a NR-10 que estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
O profissional que convive com eletricidade deve estar ciente que um erro no trabalho pode levar à