diverso
Origem
Os hidrocarbonetos naturais estão encerrados nas rochas que constituem a parte superior da crusta terrestre, também chamado subsolo. Resultam de transformações de ordem física e química que se produzem ao longo da História da Terra (Milhões de Anos) e que levam, em simultâneo, à formação das rochas sedimentares. A chuva, o vento, o gelo, os rios, os mares e os seres vivos desagregam e alteram continuamente as rochas superficiais cujos detritos, transportados pelas águas, gelo e vento, até ao mar, se depositam sobre o fundo formando camadas sobrepostas de areia e de lamas argilosas.
Os hidrocarbonetos, uma vez formados na rocha-mãe, normalmente, migram para as rochas porosas e permeáveis, do tipo grés e calcários, chamadas rochas reservatórios quando enquadradas por rochas impermeáveis, do tipo sal-gema e argilitos que impedem a migração, designadas por rochas de cobertura. Este conjunto reservatório-cobertura é designado por armadilha. Sempre que uma armadilha fica, efectivamente, preenchida por hidrocarbonetos passa-se a chamar um jazigo petrolífero ou jazida petrolífera.
Pesquisa
Para procurar um jazigo de hidrocarbonetos, é preciso estudar o tipo de rochas que constituem o subsolo e saber, entre elas, as que são capazes de conterem hidrocarbonetos. É preciso que existam indícios de uma armadilha que terá de ser localizada na forma tridimensional com uma aproximação de algumas centenas de metros. Primeiro, em terra firme, faz-se o estudo geológico das rochas que afloram à superfície de modo a elaborar uma carta geológica da região. Em seguida, faz-se um estudo