diverso
Xampus são produtos químicos que se destinam a lavar e higienizar os cabelos e o couro cabeludo. Eles são compostos basicamente de agentes detergentes, espessantes, emulsionantes, umectantes, anfóteros, solubilizantes, sequestrantes, corantes, conservantes, essências, aditivos, diluentes, engordurantes, etc.
Existem vários tipos de xampus atuando, cada grupo, de forma específica ou semigeneralizada. Enumerá-los e classificá-los seria um bom exercício para a vida toda, mas veja alguns:
■ Quanto ao estado físico, os xampus podem ser intermediários como cremes e géis ou líquidos.
■ Quanto à finalidade referente aos tipos de cabelos, podem ser para cabelos normais, secos e oleosos.
■ Quanto ao aspecto visual, podem ser transparentes, translúcidos, opacos, perolados, transparentes com microesferas contendo agentes especiais, etc.
■ Quanto ao odor, podem ser dos mais variados como, mel, frutas diversas, flores diversas, etc.
■ Quanto a funções específicas, podem ser com proteínas, vitaminas, extratos glicólicos, extratos naturais, óleos minerais, óleos vegetais, produtos derivados de animais como cartilagens, colágenos, subprodutos de embriões, e até uma mistura de vários itens deste parágrafo.
Um fato intrigante é a disseminação da ideia de que xampu neutro, ou seja, com pH 7, nem ácido, nem alcalino, é o bom. Basta saber que o pH do couro cabeludo é ácido, portanto o xampu mais indicado é o que não altere o pH ligeiramente ácido do cabelo. O xampu mais apropriado deve ter pH entre 5,5 e 6,5.
Classificação dos reagentes tensoativos
Não-iônicos: possuem um radical hidrófobo e um hidrófilo. São considerados bons emulsionantes, umectantes ou solubilizantes. Ex.: alcanolamidas de ácidos graxos.
Catiônicos: apresentam em solução íons tensoativos positivos, o radical hidrófobo é um