Gerenciamento de Projetos
Um projeto é um empreendimento temporário com objetivo único e bem definido através de um escopo, um cronograma e seu custo. O que diferencia um projeto de uma operação é que o primeiro se dá de forma temporária e ocorre uma única vez com uma única meta, enquanto que a segunda, acontece de forma contínua, se repete em ciclos e tem as suas metas atualizadas de período em período.
2. O que são e qual a diferença entre Etapas do ciclo de vida, Fases e Gestões de um projeto? Eu não quero apenas as definições, mas que vocês acentuem as diferenças entre as mesmas.
As etapas do ciclo de vida se referem a como surge, quando é reconhecido e formalizado, e quando se torna um projeto efetivamente até ser entregue ao mercado.
As fases do projeto são as etapas de início, planejamento, execução, controle e finalização.
As gestões de um projeto dizem respeito às diferentes áreas que devem ser gerenciadas durante um projeto.
O ciclo de vida é o conjunto das fases do projeto, cujas áreas de conhecimento envolvidas são administradas através das diferentes gestões do projeto (escopo, qualidade, prazo, risco, aquisição, custo, RH, comunicação e integração).
3. No processo de iniciação de um projeto, o que diferencia um Termo de Abertura (Project Charter) de uma Declaração de Escopo? Quem é o responsável por criar cada um desses documentos?
O Project Charter é a autorização formal para o início do projeto e que dá direito ao gerente do projeto utilizar recursos da empresa para realizar atividades do mesmo. Enquanto que o Escopo é um documento que tem por objetivo definir o que o projeto vai entregar.
O Project Charter deve ser criado pela alta direção da empesa e o Escopo é de responsabilidade do gerente do projeto.
4. Todo projeto normalmente possui um produto final único e que está associado ao seu