Diversificação
Diversificação
Segundo Adriano Freire diversificação é, “elemento crítico da estratégia corporativa, que complementa as estratégias dos negócios de cada sector de actividade da empresa e contribui para o seu crescimento sustentado a longo prazo.” Consiste ainda na entrada de novas indústrias com naturezas competitivas distintas.
No âmbito da diversificação, optámos por analisar a Parker Hannifin Corporation, que é uma empresa fundada em 1918 com sede em Cleveland que actua no ramo da engenharia mecânica e produz, entre outros, sistemas de movimento e controlo. Os produtos da empresa aplicam-se praticamente a tudo que se move ou precisa de controlo, incluindo o fabrico e processamento de matérias-primas, desenvolvimento de infra-estruturas ou transporte. As acções desta empresa são cotadas e comercializadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Na Parker, a qualidade é alcançada quando as expectativas dos seus clientes são excedidas, tanto em relação aos produtos como aos serviços, fazendo disso o seu principal objectivo. A Parker Hannifin está certificada desde 1994, certificado esse, conseguido pelo trabalho activo e profissional que a empresa oferece para assim garantir a qualidade dos seus produtos e serviços. Para incentivar, ampliar e difundir as tecnologias de automação industrial da Parker Hannifin, numa gama tão ampla de aplicações, foi criada a Parker Training, que já há mais de 26 anos treina profissionais em empresas, escolas e universidades, oferecendo formação técnica especializada e desenvolvendo material didáctico diversificado e bem elaborado, com o intuito de facilitar a compreensão.
Mais recentemente a Parker formaliza a sua estratégia para lidar com o rápido crescimento das mudanças e prosperidade tecnológica de maneira a assegurar que sua performance bem-sucedida continuará no futuro. Lançando a “Estratégia WIN” que define metas relacionadas ao atendimento do cliente, desempenho financeiro e