Diversificação unilateral
1- Gene é a unidade fundamental da hereditariedade. O fenótipo corresponde às características físicas, fisiológicas ou comportamentais de um ser vivo. O genótipo corresponde à constituição genética de um indivíduo, que, somado a influências ambientais, determina seu fenótipo.
2- Cromossomos homólogos são cromossomos iguais entre si que juntos formam um par. Os cromossomas nesse par são também designado por bivalentes. Esses pares só existem nas células somáticas das espécies diplóides. São cromossomos de origem paterna e materna que apresentam genes para as mesmas características. Num par, os dois homólogos possuem genes para os mesmos caracteres. Esses genes têm localização idêntica nos dois cromossomos (genes alelos).
Alelos são um conjunto de genes que ocupam locus correspondentes em cromossomos homólogos e que atuam num mesmo caráter, determinando alternativas iguais ou diferentes.
3- Os nucleotídeos estão ligados covalentemente por ligações fosfodiéster formando entre si pontes de fosfato. (FALTA ALGO)
4- Transcrição é o processo de formação do RNAm mensageiro a partir da cadeia-molde de DNA. Este tem como função "informar" aoRNAt (RNA transportador) a ordem correta dos aminoácidos a serem sintetizados mais tarde em proteínas, através da tradução desse RNA.
A composição do RNA é muito semelhante ao do DNA, contudo apresenta algumas diferenças. O RNA é um polímero de nucleótidos, geralmente em cadeia simples, formado por moléculas de dimensões muito inferiores às do DNA. O RNA é constituído por uma pentose (Ribose), por um grupo fosfato e uma base azotada (nitrogenada, no Brasil) que pode ser adenina (A), guanina (G), citosina (C) e Uracila (U). O RNA forma-se no núcleo e migra para o citoplasma. O RNA apresenta um tipo de cadeia diferente da do DNA; tem geralmente numa só cadeia simples que pode, por vezes, ser dobrada. A quantidade de RNA é variável de célula para célula e com a actividade