DIVERSIDADES NO BRASIL
PEDAGOGIA
DIVERSIDADES NO BRASIL
Diversidades Históricas, Linguísticas e Culturais presentes no país.
Alta Floresta
2013
DIVERSIDADE NO BRASIL
Diversidades Históricas, Linguísticas e Culturais presentes no país.
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade do Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Alta Floresta
2013
“Foi pra diferenciar
Que Deus criou a diferença
Que irá nos aproximar
Intuir o que ele pensa
Se cada ser é só um
E cada um com sua crença
Tudo é raro, nada é comum
Diversidade é a sentença”
Diversidade (Lenine)
INTRODUÇÃO
O Brasil tem hoje possui cerca de 194 milhões de habitantes (estimativa do IBGE, 2011), que formam uma população de diferentes raças e culturas, dividida em cinco regiões distintas (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste), cada uma com sua própria singularidade, fazendo do país o que ele é: um encontro de muitas diversidades. A população brasileira é, portanto, uma das que mais apresenta diversidades em sua formação: são brancos, asiáticos, índios, mulato, árabes, entre outras etnias, que transformam a nação brasileira em um povo mestiço, uma mistura de nacionalidades diferentes, cada qual trazendo ao país suas marcas, para que assim fosse formada esta mistura de raças existente hoje no Brasil.
Brasil: um país diversificado.
A palavra característica significa “propriedade específica de um ser ou uma classe de seres”, mostrando assim que a formação que um ser possui o torna único e o diferencia dos demais, pois é algo específico seu, que o define e o caracteriza como pessoa, dando a ela a sua diversidade como individuo.
O Brasil é um grande exemplo da presença de heterogenia em uma população, sendo dividido em cinco regiões bem diferentes