DIVERSIDADES DO BULLYING NAS ESCOLAS
PEDAGOGIA
RONILSON BASTOS MEDEIROS
DIVERSIDADES DO BULLYING NAS ESCOLAS
Breves
2012
RONILSON BASTOS MEDEIROS
DIVERSIDADES DO BULLYING NAS ESCOLAS
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociedade e Diversidade no contexto educacional; Comunicação e Linguagem; Sociologia da Educação.
Profs. Bernadete Strang, Fa´bio Luiz da Slva, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica:Beatriz Euzebio Líbios
Tutor(a) Renata Aparecida Farías Machado.
Breves
2013
CONTEXTO HISTORICO
Chalita (2008) afirma que:
No passado nada se sabe concretamente sobre o bullying antes da década de 1970. Foi somente com pesquisas realizadas em 1972 e 1973, na Escadinávia, que as famílias perceberam a seriedade dos problemas decorrentes da violência escolar. A inquietação alastrou-se pela Noruega e Suécia e, posteriormente, por toda a Europa. (CHALITA 2008, p.100).
Do mesmo modo, Fante (2005) afirma que “a pesar de os indicadores terem consciência da problemática existente entre agressor e vitima; poucos esforços foram despendidos para o seu estudo sistemático até princípios da décadas de 1970” ( p.44 )
Dessa forma, segundo Fante (2005), “o bullying é um fenômeno mundial tão antigo quanto a própria escola” (p.44). A autora ainda relata que, no norte da Noruega no ano de 1982, três crianças entre 10 e 14 anos suicidaram-se e toda a probabilidade de que o motivo principal foi os maus tratos com os quais eram submetidos pelos companheiros de escola, ou seja, pode ter sido causado em conseqüência do bullying no ambiente escolar daquele lugar na época.
Para Santos (2007), o bullying passou a ser conhecido e estudado no Brasil pela ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência) onde teve o desenvolvimento de um projeto no qual