ministério da educaão
Conceitos básicos
1. Tipos de dispositivos de E/S com capacidade de armazenamento de dados:
a. Tecnologias:
i. Magnético ii. Ótico iii. Cartão perfurado iv. Papel
b. Tipos de acesso:
i. Seqüencial: Para acessar o n-ésimo item do arquivo, precisa percorrer, seqüencialmente, os (n-1) itens anteriores. ii. Direto: Acesso feito diretamente, sem a necessidade de acessar qualquer outro item. Esse acesso é feito através de uma função que define a posição do item buscado.
2. Arquivos:
São seqüências de registros organizados de alguma forma, indexados a partir da posição 0 ou 1. Os registros devem ser inseridos, buscados e deletados. Para tanto, usam-se chaves de identificação.
a. Arquivos seqüenciais: Arquivos cujos registros estão dispostos seqüencialmente.
b. Arquivos diretos (indexados): Arquivos cujos registros estão dispostos aleatoriamente. Os registros possuem índices, que são usados em seu acesso. Os índices identificam unicamente os registros.
3. Registros:
São registros lógicos que devem conter campos dos quais um deles é uma chave. Os registros lógicos sempre são identificados por uma chave, que pode, ou não, ser única.
a. Chave primária: torna o registro unicamente identificável. Ex: CPF, nº de matrícula, etc.
b. Chave secundária: não identifica os registros unicamente. Ex: idade, nome, etc.
OBS1.: O uso de bit de paridade para conferir a integridade das informações, pode ser observado quando um disquete indica dados corrompidos.
OBS2.: Para ler o registro lógico, o S.O. traz para a memória principal o registro físico. Assim, ele traz o registro lógico e todas as informações que estão em endereços próximos.
Busca em Arquivos Seqüenciais
Registros dispostos de forma seqüencial. Podem ser acessados diretamente ou seqüencialmente.
1. Pesquisa Seqüencial:
Algoritmo para encontrar um registro num arquivo