Diversidades culturais
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
As discussões sobre temáticas referentes as diversidades culturais, se tornaram essenciais no âmbito escolar. Trabalhar e questionar o papel cabido a cada personagem deste cenário, é de extrema importância no desenvolvimento de melhores abordagens de conteúdos, valorizando as identidades múltiplas no meio escolar. A troca de informações, assim como de pensamentos influência nessa busca pela ‘’desnaturalização’’ dos indivíduos. Como Karl Marx defendeu, o educador precisa se desvincular dos processos burocráticos e iniciar uma relação de afetividade com o alunado, visando auxilia-lo na verdadeira formação, para que esse individuo reconheça sua participação na realidade social. Diante disto, é visível a contribuição e responsabilidade que o educador tem frente a formação além do ensino propriamente dito, como também na formação dos seus valores pessoais. As diversidades, sendo elas de quaisquer gêneros fazem parte do que somos, formando nossa identidade cultural. .
2 DESENVOLVIMENTO
Questões como diversidades culturais, sociais e físicas, vem sendo discutidas no âmbito escolar, encontrando-se com mais ênfase em meados da década de 90. Essa constante busca pelo rompimento dos estereótipos e preconceitos, seguindo a analise critica de Canen, (1995, 1997, 1997b),tem objetivo em superar as visões "exóticas" e "folclóricas" da diversidade cultural, a aspectos vistos como rituais, receitas e costumes de povos diversos ao contrario de ser um modo legitimo de cultura frente as outras. Diante desse fato observamos que a responsabilidades do educador, em união com o corpo docente na formação ‘’desnaturalizada’’ dos indivíduos e na contribuição de uma postura e pensamento mais crítico e real, é indispensável.
Sabemos, que o caminho a ser percorrido ainda é longo. Por isso, é importante que aconteça uma reformulação nas instituições visando o bem estar e a total inclusão desses