pp2 trab
Centro Universitário Unisuam
Professora Márcia Miranda
PP2 - Luta
TEMA TRANSVERSAL: ÉTICA
CONTEÚDO : Lutas indígenas
OBJETIVO GERAL: Desenvolver a cultura corporal através da vivência da Luta Indígena .
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
CONCEITUAIS: Conhecer a história, a cultura e as lutas indígenas
PROCEDIMENTAIS : Executar os movimentos básicos das luta corporais indígenas
ATITUDINAL: Aprender a respeitara diversidade cultural existente entre os povos indígenas e desenvolver o cuidado com o outro.
METODOLOGIA/ESTRATÉGICA: sala de aula 20 minutos
Para dar início à aula sobre Lutas Indígenas usaremos vídeos que demonstrem um pouco da cultura e dos costumes ( Não há prêmio para o vencedor da luta em todas etnias praticante deste esporte. Há reconhecimento e respeito por toda a comunidade) das etnias que as praticam. DESENVOLVIMENTO:
1º atividade - LUTA AIPENKUIT ( Tribo Xavante MT e Tribo Paracatejê-gavião do Pará) 10min
Será feito um circulo com os alunos, e cada um receberá um instrumento ( chocalho feito de matérial reciclado), serão divididos em duplas e cada uma entrará no circulo para o combate. Os alunos começam de pé e braços entrelaçados nas costas do colega. O objetivo é derrubar o colega.
2º atividade - LUTA DERRUBA O TOCO ( Tribo Pataxós MG E BA) 10min Os lutadores entram em no círculo com um toco de garrafa pet ao centro. Para vencer seus oponentes os lutadores têm que derrubar o toco ao centro utilizando alguma parte do corpo do colega ou empurrando o oponente para fora do círculo. só pode utilizar os pés, mãos e /ou braços, puxada para desequilibrar e é proíbido usar golpes no pescoço e puxar os cabelos.
RECURSOS :
Auxilio Material: Material audiovisual Garrafa pet Latinhas de refrigerante Tnt
Auxilio Psicologico