Diversidade
Carta a el-rei D. Manuel
v 1º trecho
E neste dia, a hora da véspera, houvemos vista de terra, isto é, primeiramente d’um grande monte, mui alto e redondo, e d’outras serras mais baixas a sul dele e de terra chá com grandes arvoredos , ao qual monte alto o capitão pôs nome o monte Pasqual e à terra de Vera Cruz
v 2º trecho
E dali houvemos vista d’homens, que andavam pela praia, de 7 ou 8, segundo os navios pequenos disseram, por chegarem primeiro.(...) A feição deles era serem pardos, maneira d’avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andavam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa cobrir suas vergonhas. E estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto.
v 3º trecho
O capitão , quando eles vieram , estava sentado em uma cadeira e uma alta alcatifa aos pés por estrado , e bem vestido , com um d’ouro mui grande ao pescoço. (...) Um deles, porém, pôs olho no colar do capitão e começou d’acenar com a mão para a terra e depois para o colar, como que nos dizia que havia em terra ouro. E também viu um castiçal de prata e assim mesmo acenava para a terra e então para o castiçal, como que havia também prata.
v 4º trecho
E uma daquelas